A "ESTRADA DA ESPERANÇA" ENTRE RESERVA E IMBAÚ PODERÁ RECEBER PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA
Em 1991 a estrada entre Reserva e Imbaú virava notícia no jornal "O RESERVENSE". As promessas de realizar pavimentação asfáltica, que até então não se tornaram realidade, agora podem sair do papel.
Segundo a matéria do jornal da época, a estrada PR 160 teria sido licitada e incluída no orçamento de obras do Estado para 1992, porém, as promessas não foram cumpridas e nada mudou.
Mas graças a empresa Klabin, que fez o projeto executivo da obra na estrada que liga Imbaú a Reserva na região central do Estado, a tão sonhada rodovia poderá se tornar uma realidade.
Nesta terça-feira (02/07) representantes da empresa entregaram o projeto ao governador Carlos Massa Ratinho Junior, durante reunião no Palácio Iguaçú. O investimento de R$ 560 mil no desenho do novo traçado da PR-160 e de toda a estrutura necessária permite que a obra seja licitada ainda neste ano, depois das análises ambientais e desapropriações necessárias.
Depois de concluída, a estrada vai retirar o fluxo diário de quase mil caminhões dos dois municípios, facilitar o escoamento da produção das novas plantas da Klabin, e a ligação entre o Norte e o Sul do Paraná.
“O Estado é moroso por causa dos prazos das licitações. A Klabin, atendendo a um pedido dos prefeitos da região, nos fez a doação do projeto executivo de uma obra que há mais de 40 anos a população espera. Isso vai encurtar a ligação dos dois municípios com uma estrada moderna, o que vai melhorar a logística e a segurança no trânsito, além de facilitar a vida da população”, afirmou Ratinho Junior.
PROJETO - O projeto executivo contempla 32 quilômetros de melhorias entre Imbaú e Reserva – atualmente, a estrada é de revestimento primário. Ele engloba a implantação de pavimentação da PR-160, iniciando na interseção com a BR-376, em Imbaú, e terminando na interseção com a PR-239, em Reserva. O projeto prevê contornos viários nas duas cidades e na comunidade de José Lacerda e, ainda, correção geométrica das curvas, pistas com 3,5 metros de largura e 2,5 metros de acostamento, nove segmentos com faixa adicional e implantação de pontes.
O diretor florestal da Klabin lembrou que a estrada também retirará de dentro das cidades o tráfego de caminhões pesados. “Ela prevê contornos nas cidades e na comunidade José Lacerda e facilita o deslocamento de crianças que vão para escolas e o trânsito entre hospitais”, pontuou José Totti.
Segundo o prefeito de Reserva, Frederico Bittencourt Neto, as iniciativas de readequação na estrada começaram na gestão de Ney Braga, nos anos 1960. “Estou voltando para a cidade muito contente com a notícia. Essa estrada também possibilitará melhor integração com Campo Mourão, Ivaiporã e Cândido Abreu”, afirmou.
PRESENÇAS – Estiveram presentes os secretários Guto Silva (Casa Civil) e João Carlos Ortega (Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas); o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), João Alfredo Zampieri; o diretor-geral da Secretaria de Infraestrutura e Logística, José Brustolin Neto; os deputados estaduais Alexandre Curi e Delegado Recalcatti; os prefeitos de Imbaú, Lauir de Oliveira; Telêmaco Borba, Márcio Mattos; e de Reserva, Frederico Bittencourt Neto; além de vereadores das três cidades envolvidas na obra.
So falta calçamento no jardim América..quando sera prefeito pq a poeira la minguem merece...
ResponderExcluirAté q enfim vai sair o asfalto por q não aguento mais ponha o carro nesa estrada buraqueira e pedreirento
ResponderExcluir