POSTO DE SAÚDE DO BAIRRO FERREIRA FICA SEM MÉDICO APÓS NOTIFICAÇÃO DE CUBA


Nesta quarta-feira (21/11) o Secretário Municipal da Saúde de Reserva, Cláudio de Souza, comunicou a população do município sobre o encerramento das atividades do médico cubano no posto do bairro Ferreira.

"Nota Oficial: A Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária de Reserva, comunica aos usuários do Sistema Público de Saúde do Posto de Saúde do Ferreira, que o médico que atende a UBS Dr Adonis, integrante do Programa Mais Medicos, recebeu hoje de manhã a ordem para interromper os atendimentos de imediato e voltar para Cuba. Os atendimentos da referida UBS será prestado até ao nível de Enfermagem. O atendimento Medico voltará ao normal quando o Governo Federal apresentar o médico que irá substituir Dr Adonis.  Peço  a compreensão da comunidade."


O rompimento do acordo com o governo cubano foi anunciado quando o Ministério da Saúde Pública de Cuba informou que não atenderia as exigências do novo presidente eleito, que assumirá a presidência a partir do dia 1° de Janeiro, e diz que as exigências são "inaceitáveis" e "violam" acordos interiores.

Já o novo presidente publicou em suas redes sociais: “Condicionamos à continuidade do programa Mais Médicos a aplicação de teste de capacidade, salário integral aos profissionais cubanos, hoje maior parte destinados à ditadura, e a liberdade para trazerem suas famílias. Infelizmente, Cuba não aceitou". 

"Além de explorar seus cidadãos ao não pagar integralmente os salários dos profissionais, a ditadura cubana demonstra grande irresponsabilidade ao desconsiderar os impactos negativos na vida e na saúde dos brasileiros e na integridade dos cubanos". 

Segundo informações do Ministério da Saúde, em menos de uma hora mais de dois mil médicos se inscreveram para atuar no programa Mais Médicos, que ao todo são 8.517 vagas disponíveis. O Acesso ao site foi tão intenso que o sistema acabou saíndo do ar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APARIÇÕES DE NOSSA SENHORA NO BARREIRO

POLÊMICA: PREFEITO DE RESERVA É ACUSADO DE ATIRAR COM "ESTILINGUE" EM CRIANÇAS

HOMICÍDIO EM RESERVA